...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

terça-feira, 3 de março de 2009

Outras óperas


A propósito da cena final da ópera «Salomé» de Richard Strauss, publicada no blogue The Braganza Mothers, lembrei-me de recomendar aqui dois dos meus DVD's de ópera preferidos.
As representações de «Orfeo ed Euridice» de Gluck a que assisti foram a primeira versão, com o
libretto em italiano, em que o papel de Orfeu é normalmente interpretado por um contralto.
No filme feito em 1982 em Glyndebourne e posteriormente publicado em DVD, o papel está entregue a Janet Baker (
mezzosoprano), que terminou com este espectáculo a sua carreira operática.
É para mim uma frustração nunca ter assistido à versão cantada em francês, reescrita por Gluck para contratenor, mas o DVD filmado em Sydney em 1993 compensa-a parcialmente. David Hobson, que interpreta a personagem principal, não é um contratenor, mas é um tenor que domina bem os registos mais agudos. Com Amanda Thane no papel de Eurídice e Miriam Gormley no papel de L'Amour, é quanto a mim uma das melhores gravações desta ópera existentes no mercado.

A «Elektra», com Leonie Rysanek, é uma gravação histórica. Karl Böhm termina aqui a sua carreira, dirigindo a Filarmónica de Viena na interpretação desta obra do seu amigo Richard Strauss. O barítono Dietrich Fischer-Diskau, mais conhecido como cantor de Lieder do que de ópera, faz aqui uma breve aparição no papel de Orestes. O DVD não é a gravação dum espectáculo ao vivo, mas um filme feito em estúdio com realização de Götz Friedrich.
Comparando esta «Elektra» com a versão em DVD de «Salomé», com Maria Ewing no papel principal, devo dizer que prefiro a «Elektra»; mas a Semiramis do Braganza Mothers despertou-me a curiosidade sobre a versão de 1990 da Ópera de Berlim, com Catherine Malfitano, e já fiz a encomenda na Amazon inglesa. 

Nota: A «Elektra» tem legendas em várias línguas, não incluindo, infelizmente, o português, mas incluindo a língua em que é cantada, característica esta que eu aprecio muito. A «Salomé» com a Malfitano tem legendas em várias línguas, incluindo o português, e também em alemão. Já «Orphée et Eurydice», cantada em francês, está legendada só em inglês.

Sem comentários: