...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quatro cenários

Cenário 1
Há uma manifestação de professores no dia 8 e outra no dia 15. São ambas "flops". Vencedor: o Ministério. Derrotados: os sindicatos e todos os professores.

Cenário 2
A manifestação do dia 8 é um sucesso e a do dia 15 um "flop". Vencedor: o "establishment" burocratizado da educação. Derrotados: os professores ao ataque.

Cenário 3
A manifestação do dia 8 é um "flop" e a do dia 15 um sucesso. Vencedores: os professores ao ataque, mas só parcialmente, porque vão ter que desenvolver escusadamente novas estruturas representativas e negociais quando já existem sindicatos perfeitamente adequados a essas tarefas. Derrotados: o Ministério e os sindicatos, ao descobrirem tarde de mais que o peso da sua estrutura os torna vulneráveis.

Cenário 4
As manifestações têm ambas sucesso. Vencedores: os professores. Derrotado: o Ministério. É pena que este cenário seja o menos provável dos quatro.

3 comentários:

cafe46 disse...

Cenário 5
Com poucos ou muitos professores, as duas manifestações separadas são, na perspectiva do Ministério, um insucesso. Ministra dixit: 1 ou 100 mil é a mesma coisa...

Cenário 6
Com poucos ou muitos professores, as duas manifestações separadas são um sucesso, pois os professores manifestaram-se contra a humilhação, contra o desinvestimento no ensino e nas aprendizagens da escola pública.
Na perspectiva do Ministério, ambas são um insucesso. Ministra dixit: 1 ou 100 mil é a mesma coisa...

Cenário 7
Explicar à Opinião Pública, em todas as frentes, o que está mal: utilizar profusamente os media, as instituições, a lei. Bloquear os processos avaliativos nas escolas. Desgastar. Nunca desistir.
Ir à urnas.

Carlos Félix Fernandes

Anónimo disse...

Para si:
http://sabine77.wordpress.com/2008/10/22/e-os-meus-premios-dardos-vao-para/

Beijos
SABINE, a anónima

Safira disse...

Como uma onda… como uma onda… como uma onda que ninguém pode parar…

Como uma onda… como uma onda… como uma onda que ninguém pode parar…

Dia 15 todos ao Marquês!

Safira