...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

sábado, 25 de outubro de 2008

Bater na Ministra, sim.

Ela merece. Dela nunca virá nenhuma solução, porque faz parte do problema.
Mas, mais do que a Ministra, o problema é o Ministério. E mais do que o Ministério, as directivas da União Europeia. E esta está dominada por uma oligarquia que nenhum europeu elegeu nem pode demitir, empenhada em transformar a Europa numa sociedade de senhores e servos: para os ricos, a cultura (que é uma arma); para os outros, as "qualificações".
Temos que nos aliar aos alunos, como os nossos colegas franceses já conseguiram fazer. E temos que estabelecer relações mais estreitas, ainda que informais e flexíveis, com os nossos colegas europeus.
Não é só em Portugal que querem tirar aos professores o direito de ensinar e aos alunos o direito de aprender: é em toda a União Europeia. Maria de Lurdes Rodrigues, como é inculta e primária, deixa transparecer esta intenção mais do que os seus colegas europeus; mas os outros, apesar de mais sofisticados, têm exactamente o mesmo projecto.

2 comentários:

ablogando disse...

José Luiz Sarmento:
Quando conseguir aliar os colegas portugueses entre si, já, na Europa, a luta terá terminado. E quanto aos alunos, bom, está a falar de quem, atendendo ao panorama?
Ná, estou muito pessimista quanto a tal possibilidade. E se atender ao que a História, longínqua ou recente, lhe mostra... Embora haja (tenha que haver!) uma saída para esta catástrofe.

Anónimo disse...

Belo post.
Depois desta leitura, hoje vou dormir sereno.
CFF