...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Respondendo a cinco europerguntas fáceis....

Por Brad DeLong  

(tradução minha) 


 
(1) P: Quem Devia Assumir os Prejuízos da Actual Dívida Grega?
R: Os bancos alemães que fizeram empréstimos aos políticos gregos que não tinham autoridade para cobrar impostos suficientes para pagar a dívida - e o governo alemão que supervisiona os bancos - deviam assumir os prejuízos da dívida grega actual.
(2) P: Como Devia a Grécia Equilibrar de Agora em Diante os Seus Impostos com a Despesa do Estado?
R: Ninguém tem nada com isso excepto os gregos. Porém, seria bonito que deixassem de gastar dinheiro como água na tentativa de manter uma "paridade estratégica" com a Turquia no Mar Egeu.
(3) P: Como Devia a Grécia Equilibrar de Agora em Diante a Sua Despesa com Importações e as Suas Exportações?
R: Pedir emprestado para cobrir o fosso existente entre importações e exportações aos câmbios actuais e com os preços e salários actuais não vai ser possível, de modo que a Grécia pode escolher entre  (a) uma depressão profunda e prolongada que torne os gregos pobres demais para comprar produtos importados, (b) Saída do euro, desvalorização da moeda e um subsequente boom exportador, e (c ) que os alemães abram as torneiras monetárias para criar um nível de inflação mais alto na Europa do Norte, dando ao mesmo tempo à Grécia uma fortuna adicional que mantenha o sofrimento a um nível suficientemente baixo para que o ajustamento seja possível no quadro da Eurozona.
(4) P: O Que Acontecerá se a Grécia Sair do Euro?
R: A Alemanha terá então que optar entre (d) uma Grande Depressão na Europa, e (e) um nível de inflação muito mais alto na Europa, gastando para amortecer o ajustamento uma fortuna muito maior do que a necessária para fazer com que (c ) resultasse.
(5) P: Então o Que Vai Acontecer É (c ), Certo? Os Alemães Vão Abrir as Torneiras Monetárias Para Produzir uma Inflação Mais Alta no Norte da Europa, Dando ao Mesmo Tempo à Grécia uma Fortuna Adicional Para Manter um Nível Baixo de Sofrimento?
R: Ha!!

Sem comentários: