...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

domingo, 11 de março de 2012

Imperativo Categórico

Kant:
"Age sempre de tal maneira que trates a humanidade, seja na tua pessoa, seja na pessoa de outrem, nunca meramente como um meio, mas sempre ao mesmo tempo como um fim.”
Dois comentários ao correr do teclado:
a) a expressão "recursos humanos" é moralmente monstruosa;
b) compreende-se que a "filósofa" Ayn Rand considerasse Kant o pior ser humano que jamais existiu.

5 comentários:

Diogo disse...

Você não compreendeu o pensamento de Kant. O que ele quis dizer foi que não devemos olhar para outros apenas como um mero meio de atingir um determinado objectivo, mas antes como pessoas em si mesmo.

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Diogo, foi exactamente isso que entendi, com a diferença que Kant se exprimiu com mais rigor que você. Você, por seu lado, é que não entendeu a relação entre a tese e os seus corolários.

Diogo disse...

Tem razão. Li o post demasiado rapidamente. Não volta a acontecer.

Diogo disse...

O seu blog, pelo que tenho visto, não é assaltado por hordas de comentadores exaltados. Então porquê a Moderação de Comentários? Para quem comenta, é muito frustrante ver o seu comentário desaparecer. Se alguém fizer um comentário menos próprio, você simplesmente apaga-o…

Anónimo disse...

Gostei do que li. Muito bom.
EJSantos