...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

sábado, 25 de agosto de 2012

Está a dar lucro? Privatize-se!

Querem concessionar a  RTP 1  e encerrar a  RTP 2.  Pessoalmente, não me admira nada que tenha sido António Borges o porta-voz desta ideia. Socializar os custos e privatizar os benefícios é o cerne da agenda política que o Goldman Sachs tem para o Mundo.

Do Goldman Sachs nunca ninguém sai. Não se trata de ser competente, trata-se de ser útil. A actuação de António Borges pode ser inexplicável à luz da mais elementar racionalidade económica, a de Vítor Gaspar à luz dos interesses de Portugal, a de Mario Monti à luz dos interesses da Itália, a de Mario Draghi à luz dos interesses da União Europeia. Mas tudo passa de repente a fazer sentido à luz dos interesses do Goldman Sachs.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Economia da austeridade ou economia da prosperidade?


É possível uma "economia da prosperidade" em alternativa à "economia da austeridade". Este artigo fornece a hiperligação para um modelo alternativo, pensado para o contexto dos EUA. Outro modelo alternativo, pensado para o contexto europeu, pode ser encontrado no site do INET (Institute for New Economic Thinking), fundado por George Soros. E para quem não gostar de nenhum destes, há mais, muitos mais...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Justified Resistance

Escrevi o texto que se segue na caixa de comentários deste ensaio publicado em "Der Spiegel" em que se afirma que a França é um país profundamente nostálgico, narcisista e resistente às "reformas". Mais afirma o ensaísta, com intolerável paternalismo, que é isso que a torna um país "encantador."

France resists reform as defined by others. This is the rational thing to do if you believe, as France has every reason to believe, that "reform" is going in the wrong direction. This is what most reputed economists all over the world have been saying for the last four years, with the exception of the Goldman Sachs-trained hacks currently in charge in the EU. It is also what an increasing amount of empirical evidence is confirming.

We should therefore ask ourselves if the real problem is France's resistance to "reform" or Germany's resistance to basic economic rationality.

domingo, 12 de agosto de 2012

Eleições americanas

Em 24 horas, Barack Obama perdeu a vantagem que as sondagens lhe davam há vários meses sobre Gordon Gekko Mitt Romney e está agora um ponto percentual abaixo. Claro que isto é efeito da escolha de John Galt Paul Ryan para a segunda posição no ticket republicano, e passado o primeiro abalo é possível que as sondagem estabilizem perto dos números anteriores.

O que muda a partir de agora é a natureza do debate. Já não serão as políticas de Obama contra o carácter de Gekko Romney, mas uma visão do mundo contra outra que já não esconde a sua génese fundamentalmente anti-humana.

A Bain Capital, que formatou as competências executivas de Gordon Gekko Mitt Romney, continuará a vir repetidamente à baila; mas de agora em diante, pela própria presença de John Galt Paul Ryan, num ambiente assombrado pelos vultos de Ayn Rand, William Hickman e Ludwig von Mises. Não serão confortáveis como companheiros de campanha.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eles sabem tanto...

Eles sabem quebrar a espinha aos sindicatos. Eles sabem desdenhar manifestações. Eles sabem cooptar adversários. Eles sabem desmobilizar lutas. Eles sabem uniformizar partidos. Eles sabem intimidar jornalistas. Eles sabem seduzir eleitores. Eles sabem subornar académicos.

Só não sabem lidar com a imaginação. Por isso lhe têm tanto medo. E a imaginação está a regressar ao poder.