...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

domingo, 2 de dezembro de 2007

Duas peças de música que nunca foram executadas ao vivo como está na partitura


Todos os anos, na Maia, durante as festas da Senhora do Bom Despacho, são armados dois coretos em frente à igreja, onde se exibem ao despique duas bandas (muito boas, diga-se a talhe de foice) de duas freguesias do concelho.


Uma peça que quase sempre é tocada é a "Abertura 1812" de Tschaikovsky - adaptada para banda de metais, é claro. Mas o que nem todos sabem é que as versões que ouvimos nas salas de concerto, executadas por orquestras sinfónicas, também são adaptadas, como também tem que ser adaptada a "Vitória de Wellington" de Ludwig van Beethoven.

A peça de Tschaikovsky destinava-se a ser executada em frente ao Kremlin e da sua instrumentação constava uma orquestra sinfónica completa, uma banda militar, uma bateria de canhões que dispararia dezasseis tiros, e todos os sinos das igrejas circundantes, incluindo alguns monstros de várias toneladas. A de Beethoven exigia três orquestras sinfónicas dispostas em triângulo, duas baterias de tambores e clarins, vários canhões e uma grande quantidade de mosquetes.

Nenhuma destas peças foi alguma vez ouvida ao vivo com a sua orquestração original, mas podem ser ouvidas em CD. Recomenda-se uma boa aparelhagem. Um home-cinema que toque CD's é uma possibilidade: ao ouvir a Abertura 1812 tem-se a sensação de estar rodeado por todos os sinos de Moscovo.

Também convém escolher um dia e uma hora que não incomode os vizinhos, de modo a poder pôr o som bem alto.

Para gravar este disco foram usados quatro canhões de finais do séc. XVIII pertencentes à Academia Militar de West Point, um carrilhão de 74 sinos, dos quais um pesa cerca de vinte toneladas, duas orquestras sinfónicas, sete mosquetes e uma banda militar. Os diferentes elementos foram gravados separadamente e posteriormente misturados.

O CD, comprei-o na Amazon. Boa audição!

Sem comentários: