tag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post179100777275324526..comments2023-08-28T11:44:36.417+00:00Comments on As Minhas Leituras: Capitulação ou retirada estratégica?JOSÉ LUIZ FERREIRAhttp://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-33233819969388854242010-01-08T12:20:32.982+00:002010-01-08T12:20:32.982+00:00Caro Leopoldo:
O acordo tem todos os vícios que re...Caro Leopoldo:<br />O acordo tem todos os vícios que refere. Pior que isso: não só deixa a porta aberta a vários abusos, como consagra expressamente que os "bons professores" serão os que forem "identificados como tal em sede de avaliação de desempenho", sendo que esta avaliação continua a não ter como referência privilegiada o trabalho de ensinar.<br />Considero este aspecto especialmente grave porque representa uma cedência não só no articulado (que pode sempre, a todo o tempo, ser corrigido) mas, a nível muito mais profundo, na ideologia.<br />O acordo é mau; mas, enquanto a ideologia que o legitima persistir, nenhum acordo futuro será muito melhor.<br />Saúdo a sua disposição de combater o memorando, mas não vejo como poderá combatê-lo nas suas disposições específicas sem o combater também nos seus fundamentos ideológicos (fundamentos estes que os sindicatos, como denunciei várias vezes neste blogue, dão geralmente de barato e com os quais estão basicamente de acordo).<br />Por alguma razão, caro Leopoldo, a ministra negociou com os sindicatos e não com as outras organizações de professores. Uma burocracia pode sempre entender-se com outra burocracia. Já sabíamos que era assim: não temos de que nos queixar.<br />mas duma coisa pode ter a certeza: para mim, e para muitos colegas nossos, a guerra ainda vai no princípio. Contamos com os sindicatos até onde se pode contar com eles, mas não além deste ponto.<br />Só se desiludiu com os sindicatos quem estava iludido por eles. Para os outros, é tempo de avaliar friamente em que é que a relação de forças se modificou, e a favor de quem, e de agir em consequência.JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-23414403409695274592010-01-08T11:15:26.816+00:002010-01-08T11:15:26.816+00:00Caro José Luiz Sarmento,
Acaba de ter a seu lado,...Caro José Luiz Sarmento,<br /><br />Acaba de ter a seu lado, no seu conceito de "retirada estratégica", as direcções sindicais em bloco. Neste caso, e com o acordo assinado ontem, aparece evidente que a "retirada estratégica" das ditas direcções sindicais é o que qualquer "retirada estratégica" neste momento tem de significar: uma capitulação em toda a linha, utilizando o termo que usou no título deste "post".<br />Com o acordo de ontem: 1) Em termos de progressão na carreira e até do que se pode imaginar que será o modelo de avaliação, tudo ficou pior do que estava com as disposições legais do tempo de Maria de Lurdes Rodrigues; 2) As direcções sindicais aceitaram tudo o que se passou e todas as consequências decorrentes do chamado "primeiro ciclo avaliativo"; 3) A sobrecarga de trabalho dos professores ficou (ficará) enormemente acrescentada (basta ver a provocação que é reduzir apenas um tempo lectivo ao professor Relator por cada três docentes a seu cargo, com todas as atribuições que esse cargo implica); 4) Ao referenciar todo o processo de avaliação ao conceito de "melhoria contínua" do desempenho, não mencionando sequer no objecto da avaliação o cumprimento adequado do trabalho docente, o acordo vai servir para o enorme aumento da burocracia e do tempo de trabalho dos professores; 5) O Ministério ficou com total "carta branca" para introduzir já as classificações dos alunos como critério na avaliação dos professores, o que, pelo menos nas condições actuais, representa um autêntico desastre para o funcionamento futuro das escolas.<br />"Retirada estratégica", nas presentes condições, é isto que significa, caro José Luiz Sarmento. Por mim, prefiro ficar do lado dos que se irão opor firmemente a este novo (e pior) "memorando de entendimento".<br />Com os meus cumprimentos,<br /><br />Leopoldo Mesquitaoptimistahttps://www.blogger.com/profile/06166589492017245561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-81122708424951399662010-01-08T00:39:45.383+00:002010-01-08T00:39:45.383+00:00Caro Leopoldo, o que eu pretendo é precisamente av...Caro Leopoldo, o que eu pretendo é precisamente avançar em força para as questões que acho fundamentais.JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-22612126727661030432010-01-08T00:14:40.209+00:002010-01-08T00:14:40.209+00:00Caro José Luiz Sarmento,
Peço desculpa, mas agora...Caro José Luiz Sarmento,<br /><br />Peço desculpa, mas agora o seu raciocínio parece-me ainda mais difícil de compreender. O José Luiz entende que obtivemos uma (modestíssima) vitória e, depois, propõe uma "retirada estratégica"? E "vitória" em quê, se a actual proposta do Governo agrava a anterior? E se essa proposta "perdeu credibilidade", como diz, porquê "retirar estrategicamente"? Então não seria a altura indicada para avançar com vigor para as questões que acha fundamentais?<br />Só se "retira estrategicamente" se não existem forças nem condições para travar a luta no momento. Mas o que é que o leva a dizer que tais forças e condições não existem?<br />As forças reunem-se e as condições criam-se. Neste momento, salvo melhor opinião, só "retira estrategicamente" quem desistiu de lutar. Se o José Luiz não desistiu de lutar, não pode, mesmo que queira, "retirar estrategicamente", pela simples razão de que não existem indicações de nenhum tipo de que a maioria dos professores o acompanhe nessa opção. Se, mesmo assim, insiste em pregar essa estratégia, então só se pode concluir que deixou de acreditar que a luta actual possa conduzir a qualquer resultado positivo. É evidentemente livre de o pensar, se for esse o caso, mas penso que, pelo menos no universo dos professores, não terá muitos a acompanhá-lo.<br />Grato pela atenção.<br /><br />Leopoldo Mesquitaoptimistahttps://www.blogger.com/profile/06166589492017245561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-47793414633409227232010-01-07T23:24:07.930+00:002010-01-07T23:24:07.930+00:00Caro Ramiro, obrigado pelas tuas palavras. Quanto ...Caro Ramiro, obrigado pelas tuas palavras. Quanto à minha argumentação ser correcta... Acho que pelo menos faz algum sentido, mas a correcção das estratégias só se prova depois das batalhas. Ouçamos e tenhamos em conta as críticas que nos fizerem, mesmo as mais duras, porque virão com certeza de colegas que querem o mesmo que nós.JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-53640323105352104152010-01-07T23:15:46.703+00:002010-01-07T23:15:46.703+00:00Caro Leopoldo, o problema do modelo avaliação cont...Caro Leopoldo, o problema do modelo avaliação continua a ser importantíssimo: para o governo, é um instrumento fundamental para impor o sobretrabalho, o "eduquês" e a ideologia empresarial - em vez de contribuir, como é alegado, para uma melhoria do ensino. <br /><br />Mas é um modelo que perdeu, graças à luta dos professores, uma boa parte da sua credibilidade. Já provou a sua ineficácia na prossecução da agenda declarada do governo; agora é preciso retirar-lhe a eficácia que ainda possa ter na prossecução da agenda oculta.<br /><br />A modestíssimaa vitória que obtivemos dá-nos a folga necessária para podermos contrariar esta agenda nos seus pressupostos e nos seus objectivos essenciais: é isto que proponho, e não é pouco. Mas este é um assunto para desenvolver em textos futuros.JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-15385596454553147022010-01-07T19:55:56.958+00:002010-01-07T19:55:56.958+00:00José Luiz Sarmento
Obrigado pela referência. Apont...José Luiz Sarmento<br />Obrigado pela referência. Apontaste o caminho certo e justifica-lo com a argumentação correcta.Ramiro Marqueshttps://www.blogger.com/profile/07554098018000908235noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-90278003841414413672010-01-07T19:53:37.887+00:002010-01-07T19:53:37.887+00:00Caro José Luiz Sarmento,
Relativamente a este seu...Caro José Luiz Sarmento,<br /><br />Relativamente a este seu "post", há qualquer coisa que não bate certo. Então, lutar contra "o sobretrabalho, a burocracia, o 'eduquês' e a ideologia empresarial", como o José Luiz defende, é uma "retirada estratégica"? Se substituirmos a oposição ao dito "eduquês", termo que, em meu entender, contribui mais para obscurecer do que para esclarecer, pelo combate por uma pedagogia humana e humanizada, as causas em que o José Luiz propõe que nos concentremos significam afrontar o Governo e as suas políticas da forma mais aberta e radical que imaginar se possa. Se se lutar nessas frentes da forma firme e consequente que penso que o José Luiz desejará, tratar-se-á de um combate duríssimo, a travar não no futuro, mas já. Por outro lado, não consigo perceber como é que o José Luiz não vê, nas políticas governamentais relacionadas com a avaliação do desempenho e com a estrutura e progressão na carreira, peças do mesmo "puzzle" que inclui também as demias políticas, designadamente as que agravam o "sobretrabalho", a "burocracia" e a "ideologia empresarial". Importa-se de explicar melhor o seu ponto de vista?<br /><br />Leopoldo Mesquitaoptimistahttps://www.blogger.com/profile/06166589492017245561noreply@blogger.com