tag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post3501666945980653490..comments2023-08-28T11:44:36.417+00:00Comments on As Minhas Leituras: Sétima SinfoniaJOSÉ LUIZ FERREIRAhttp://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-67826616175588627192008-02-03T00:47:00.000+00:002008-02-03T00:47:00.000+00:00Caro José Luis SarmentoNão me referia às afinidade...Caro José Luis Sarmento<BR/>Não me referia às afinidades políticas de Karajan, que, confesso, até desconhecia. Mas à minha percepção que o homem despachava as partituras, como anotado no post: <EM>como se estivesse a fugir à polícia</EM>.António Chaves Ferrãohttps://www.blogger.com/profile/01446930487668693540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-14020712605573304452008-02-02T18:51:00.000+00:002008-02-02T18:51:00.000+00:00Ah, a Grande Fuga... Também me perco nela. Beethov...Ah, a Grande Fuga... Também me perco nela. <BR/><BR/>Beethoven nunca deixou de cultivar com mestria a arte da fuga. Até no acima mencionado <I>Allegretto</I>, para não ir mais longe... <BR/><BR/>Claro que quando nos pomos com esta história de qual é o píncaro do cânone estamos um pouco a brincar, até porque o nosso gosto também vai mudando com a idade. Para mim, às vezes, para continuar com Beethoven, o píncaro é o Concerto para Violino e Orquestra. Ou, para sairmos de Beethoven, o Concerto para Piano e orquestra nº 23 de Mozart... ou o nº 20, na versão de Brendel... ou o nºo 24, pelo mesmo intérprete...JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-90042636427245096182008-02-02T18:12:00.000+00:002008-02-02T18:12:00.000+00:00E que na versão do Medici String Quartet são 17 mi...E que na versão do Medici String Quartet são 17 minutos e 49 segundos. Apesar de tudo, onde me perco mesmo é na <I>Grande Fuga</I>, opus 133, final original do Opus 130. São 16 minutos e 49 segundos na versão do mesmo quarteto e 15 minutos e 35 segundos na versão do Quator Végh. Nunca me sentirei só. Mesmo numa ilha deserta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-33503945946781814302008-02-01T22:13:00.000+00:002008-02-01T22:13:00.000+00:00Karajan não esteve tão comprometido com os nazis c...Karajan não esteve tão comprometido com os nazis como por exemplo Furtwängler, que foi um dos grandes intérpretes de Beethoven.<BR/><BR/>Não deixa de ser curioso, no entanto, o relativo desinteresse dos nazis por Beethoven. Não é que Beethoven não fosse tocado nas grandes salas de concerto alemãs durante o período nazi, mas a verdade é que, sendo eles os primeiros grandes mestres da propaganda política nacionalista, nunca tenham feito de Beethoven o grande herói alemão que a sua estatura justificava.<BR/><BR/>Talvez se sentissem incomodados pelo amor de Beethoven à liberdade. Não estou a ver Goebbels e Himmler a gostar especialmente do autor da <I>Eroica</I> e de <I>Fidelio</I>.<BR/><BR/>Curioso, também, é o facto de um dos maiores intérpretes das sinfonias de Beethoven, Arturo Toscanini, ser um anti-nazi declarado. Seria esse apego à liberdade, partilhado por compositor e intérprete, que criou a afinidade entre eles que ainda hoje podemos ouvir?<BR/><BR/>Enredos da História...JOSÉ LUIZ FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/10798997009504824334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013405610039526108.post-71926200900000588442008-02-01T19:56:00.000+00:002008-02-01T19:56:00.000+00:00Até que enfim vejo alguém a utilizar a expressão a...Até que enfim vejo alguém a utilizar a expressão adequada para Herber von Karajan: fugir à polícia.António Chaves Ferrãohttps://www.blogger.com/profile/01446930487668693540noreply@blogger.com